Grupo Aço Cearense realiza ações para reforçar a importância da conscientização ambiental
19/06/2023

Ter consciência ambiental é compreender que a sobrevivência dos ecossistemas depende de ações do cotidiano dos indivíduos. Para contribuir com essa conscientização, o Grupo Aço Cearense realizou uma semana de ações nas suas empresas para reforçar a importância de preservar o meio ambiente. No início do mês, os colaboradores e seus filhos tiveram a oportunidade de vivenciar um momento de conexão com a natureza e aproveitar os espaços do Parque do Cocó, com direito a picnic e tirolesa. Além disso, os colaboradores participaram de dinâmicas com premiações, palestras sobre o meio ambiente e receberam mudas de plantas nativas como: palmeira, penicilina, ipê rosa, vinca-pendente, carnaúba, jatobá e corama. 

As instituições apoiadas pelo Instituto Aço Cearense, braço social do Grupo, também participaram da semana do meio ambiente. Foram realizadas atividades lúdicas realizadas para as crianças da Associação Escola de Campeões, localizada em Caucaia. Outra ação foi uma visita ao Ecomuseu Natural do Mangue, em Fortaleza, com trilha ecológica, plantio de mudas e banho de rio. 

“Eu achei muito interessante, gostei demais e espero participar de mais projetos como esse. Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar”, destaca Joel Freitas, mecânico do Grupo Aço Cearense.   

“Além de reforçar a conscientização ambiental e contribuirmos com a conscientização e preservação do meio ambiente, o Grupo Aço Cearense que representamos, ao realizar eventos com o tema sustentabilidade, possibilita expandir conhecimentos (para todos os colaboradores, seus filhos e, a comunidade em geral) dos benefícios ao meio ambiente,  advindos das ações de governança efetivamente praticadas por todos da Aço Cearense, da Siderúrgica Norte Brasil e do Instituto Aço Cearense, em busca constante da melhoria ambiental e social de nossa sociedade, tais como: reuso e redução de consumo de água, redução do consumo de energia elétrica, segregação e destinação eficaz dos resíduos sólidos e líquidos gerados em seus parques industriais e atividades comerciais, educação ambiental bem como, cumprimento efetivo de todas as obrigações essenciais, visando o bem estar da empresa e da sociedade a que pertencemos”, ressaltou Carlos Yves Cavalcanti, gerente de sustentabilidade do Grupo. 

“Todas as ações de engajamento e conscientização que fizemos durante a Semana do Meio Ambiente têm o objetivo de reforçar que a preocupação e cuidado que devemos ter com a proteção e preservação do meio ambiente é papel de todos nós, não só como empresa, mas também como indivíduos. Buscamos, assim, fortalecer uma cultura de preservação, para deixar um legado de planeta saudável”, falou Rosemeire Matos, diretora administrativa da Aço Cearense e presidente do Instituto Aço Cearense. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Grupo Aço Cearense