Livro sobre Desenvolvimento Industrial do Ceará é lançado

Durante solenidade na sede da FIEC, foi lançado no último dia 22 de fevereiro o livro “50 anos de Desenvolvimento Industrial do Ceará – de Paulo Afonso ao Pecém”. Dos autores Pedro Jorge Vianna, Walfrido Salmito Filho e Narazero Alburquerque, a publicação trata-se de uma análise histórica e econômica do Estado que tem como marco inicial a chegada da energia pela Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso ao Ceará e a consequente criação do I Distrito Industrial de Maracanaú.

Para o autor Pedro Jorge Vianna, a chegada da energia foi fundamental para o desenvolvimento do Estado. “O processo de desenvolvimento econômico do Ceará ocorreu realmente a partir da energia de Paulo Afonso porque sem energia não é possível fazer nada em termos de indústria. O que também chama atenção é que não só o desenvolvimento físico foi importante, mas também as ações institucionais. Por isso, que fizemos análise governo a governo o que impactou ao desenvolvimento do Ceará e como isso levou os empresários a terem coragem de investir no Estado”, afirma o economista.

A obra traz ainda a visão econômica de cada década, seus atores, as políticas e um registro iconográfico de fatos, pessoas e empresas que contam a história da industrialização do Ceará nos últimos 50 anos. O livro também apresenta os perfis das empresas apoiadoras que são exemplo de vocações empreendedoras e dos governos estaduais do período pesquisado. A publicação foi editada conjuntamente pelo Sistema FIEC, Associação Empresarial de Indústrias (AEDI) e pelo Grupo M. Dias Branco, com apoio do Banco do Nordeste e Governo do Estado.
"A AECIPP tem, como um dos propósitos, divulgar a atuação das indústrias localizadas no CIPP em prol do desenvolvimento desta região. Ter uma publicação com tal envergadura, sem dúvida, enriquecerá ainda mais a relevância do Pecém no contexto histórico do nosso Estado", analisa o Presidente Executivo da Associação, Marcus Borges.
Redação: Assessoria de Comunicação AECIPP