Nova sede da Associação Comunitária de Bom Sucesso, em Quixeré/CE, é entregue à população nesta quarta (6)
05/12/2023

Projeto de construção civil foi executado pela Cimento Apodi. A iniciativa contou ainda com o apoio de 20 parceiros, entre eles: Transágil, Dollar, JE, Alcam, Rota Brasil e Scatec Solar. Outros parceiros serão reconhecidos pelo apoio a outros projetos como Elevação da Escolaridade, Empreendedorismo, Cultura e Terapia Comunitária como: SESI/CE, UFC Russas e IFCE Tabuleiro do Norte e a ONG Unidos para o Progresso, respectivamente.

 

Nesta quarta-feira (6/12), às 18h, a população das comunidades do Bom Sucesso e Baixa do Félix em Quixeré (a 212 km de Fortaleza) é convidada a participar da inauguração da nova sede da Associação Comunitária Padre Abdon Valério de Bom Sucesso e Baixa do Félix (CE 356, KM 30, S/N Distrito de Bom Sucesso/Quixeré-CE). Com área construída de 3.882,22m², a nova sede conta com auditório, cozinha industrial, loja, estacionamento, setor administrativo, banheiros, anfiteatro em formato de coliseu e espaço para horta comunitária.

A cerimônia de entrega do novo prédio contará com a participação do prefeito de Quixeré, Antônio Joaquim de Oliveira; do CEO da Cimento Apodi, Sergio Mauricio; do superintendente do SESI/SENAI Ceará, Paulo André Holanda; da presidente da Associação Comunitária de Bom Sucesso e Baixa do Félix, Silvia Pinheiro; do diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - campus Tabuleiro do Norte), Sildemberny Souza dos Santos; do professor doutor Dmontier Pinheiro Aragão Jr, da Universidade Federal do Ceará (UFC - campus Russas) e representantes de empresas parceiras Transagil, Dollar, JE, Alcam, Rota Brasil, Scatec Solar e Associação Unidos para o Progresso, de Limoeiro do Norte, além de voluntários da Cimento Apodi e comunidade.

Destinado a ser um espaço sociocultural voltado à realização de reuniões da associação e projetos voltados ao empreendedorismo (Mulheres Empreendedoras), qualidade de vida, cultura e lazer (Acordes do Sucesso e Grupo de Capoeira), a nova sede é resultado de uma iniciativa que tem a Cimento Apodi como idealizadora. A cimenteira foi responsável pela construção civil do local - com investimento superior a R$ 500 mil - e contou com apoio de 20 parceiros que contribuíram de diversas formas para construção e equipamentos da nova sede e em outros projetos de educação na região. A construção levou dois anos para ser concluída, interrompida por conta da pandemia do coronavírus em alguns períodos.

De acordo com a especialista em Sustentabilidade da Cimento Apodi , Cybelle Borges, a entrega da nova sede busca fortalecer capacidades dentro das comunidades do município – carente de espaços culturais, distante de grandes centros urbanos e sem transporte público. A construção de uma sede para a Associação foi motivada, a princípio, para abrigar uma cozinha industrial que seguisse as orientações da Vigilância Sanitária para um projeto chamado ‘Mulheres Empreendedoras’, a fim de atender grandes clientes como a Serlares, empresa terceirizada de alimentação que fornece refeições à cimenteira.

“O projeto ‘Mulheres Empreendedoras’ foi criado para ser uma opção de geração de renda para mulheres das comunidades do Bom Sucesso e Baixa do Félix, a fim de que pudessem produzir doces caseiros a partir de frutas abundantes da região. Um diagnóstico da comunidade feito pela Apodi em 2017 mostrou que 70% das famílias locais são chefiados por mulheres. Para essa produção ser comprada por indústrias como a Serlares, incluídas nesse processo de geração de renda, era necessário que esses doces fossem produzidos em instalações sanitárias adequadas – agora uma realidade com a nova sede”, explica Cybelle.

O projeto final de construção da sede se tornou mais amplo, visto que a Cimento Apodi apoiou o fortalecimento da Associação Comunitária do Bom Sucesso, contribuindo e ajudando no Estatuto Social para que seus integrantes pudessem também coordenar projetos sociais.

“O novo prédio da sede da Associação conta com a cozinha das Mulheres Empreendedoras - toda instalada e equipada com freezer, fogão industrial e todos os equipamentos necessários para que elas possam produzir os doces de forma adequada - e outros espaços para demais projetos da Associação, como de música e capoeira, além de uma sala de reuniões, auditório, lojinha para venda dos doces e produtos produzidos pela comunidade, e uma concha acústica, para atender iniciativas culturais de música e esporte”, complementa a especialista de Sustentabilidade.

ESPAÇO AGUARDADO PELA POPULAÇÃO – “As comunidades que fazem parte da Associação estão ansiosas porque nunca tivemos uma sede aqui em Quixeré. Agora, graças a Deus e a articulação da Cimento Apodi, estamos realizando esse sonho, com um espaço próprio para desenvolver os projetos”, avalia a presidente da Associação Comunitária Padre Abdon Valério de Bom Sucesso e Baixa do Félix, Silvia Pinheiro.

Antes, a Associação contava com espaços cedidos pela Escola de Ensino Básico Agostinho Francisco Ferreira Lima para desenvolver os projetos e realizar reuniões – o que trazia certa limitação porque o colégio tinha seus horários e ações específicos para os alunos.

“Com um espaço próprio, conseguiremos desenvolver nossos projetos, inclusive usar uma cozinha que foi toda mobiliada para movimentar novamente o projeto ‘Mulheres Empreendedoras’. Será um recomeço, um trabalho de formiguinha novamente, visto que o projeto precisou parar devido a pandemia e que vai retornar agora”, diz a presidente.

 PROJETOS A SEREM REALIZADOS NA NOVA SEDE
- Mulheres Empreendedoras
 - Mulheres mais empoderadas e fortes, a partir da produção e venda de doces caseiros. Foi em torno desse ponto que nasceu o projeto “Mulheres Empreendedoras”, com o objetivo de estimular a geração de renda na própria comunidade, entre as mães de famílias. Para se chegar a ele, porém, foi necessário conhecer o público-alvo, num processo iniciado em 2017, quando uma pesquisa revelou que, nas comunidades vizinhas operações da Cimento Apodi em Quixeré, 70% das residências eram chefiadas por mulheres. O projeto contou com a parceria da fornecedora de alimentos terceirizada, Serlares, e envolveu professores e alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) - campus Russas. Em 2020, a nova realidade sanitária acabou substituindo os doces pela produção de máscaras, em benefício das mulheres de Bom Sucesso, Baixa do Félix, Serra do Vieira e Ubaia.

- Acordes do Sucesso - A música como ferramenta de inserção social e alavanca de sonhos. O Projeto “Acordes do Sucesso” contou com a parceria do curso de música do IFCE de Tabuleiro do Norte e nasceu em 2018, propondo o ensino da música como atividade complementar ao ensino formal. Em 2020, foram disponibilizados para as crianças, adolescentes e adultos instrumentos musicais como flautas e violões adquiridos pela empresa e formado o coral. Com o fim da pandemia, os ensaios voltaram a ser presenciais e, agora, poderão ser realizados na nova sede da Associação de Moradores.

- Projeto EducaVida - A capoeira é o centro deste projeto que envolve os moradores do entorno da fábrica de Quixeré. Os professores são jovens das próprias comunidades, que se uniram e, mesmo sem recursos, organizaram turmas de capoeira. O esporte ajuda a manter os jovens longe das drogas, da violência e da falta de perspectivas. Quando a Cimento Apodi conheceu a iniciativa, passou a apoiá-la, por meio de fardamento, entrega de lanches e doação de equipamentos.

SOBRE A CIMENTO APODI
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia.
 

Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui duas unidades industriais – sendo um parque industrial de três mil hectares de área em Quixeré/CE, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém/CE. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.
 

A Companhia conta ainda com quatro centrais de concreto, três laboratórios (sendo um de serviços técnicos e dois de cimento), um centro tecnológico (Apodi Expert) e dez Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Cimento Apodi