Pacto pelo Pecém é relançado com presença do governador Elmano de Freitas
22/08/2023

A Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp) está na Unidade Gestora da retomada do Pacto pelo Pecém. A iniciativa foi formalizada nesta terça (22), em evento com o governador do Ceará, Elmano de Freitas. O pacto tem a liderança do Complexo do Pecém e representação de outras organizações como Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Caucaia, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante.

O governador Elmano de Freitas abordou o crescimento do Complexo do Pecém, com investimentos previstos e perspectiva de novos negócios. Ele ressaltou a importância de se identificar os diversos interesses em torno dos projetos e encontrar soluções com diálogo e civilidade. "Temos desafios enormes e precisamos colocar com franqueza nossas demandas, bem como chegar a consenso que congregue comunidades, empresas,academia e sociedade. Nós queremos atrair o máximo de investimentos possíveis e que eles cheguem com o máximo de desenvolvimento social e, para isso, necessitamos estar juntos para pensar de maneira coletiva as soluções". 

O presidente da Aecipp, Eduardo Amaral, destacou a importância do Pacto pelo Pecém para estabelecer um eixo de Governança necessário, que reúne poder público, empresas, sociedade e Academia. "Essa é uma combinação que julgamos fundamental para pensar e executar estrategicamente o presente e o futuro para o desenvolvimento sustentável do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Nós fazemos parte do arranque econômico do Estado e queremos colaborar, bem como apoiar ações que promovam o desenvolvimento do nosso Ceará. Temos um horizonte próspero pela frente. Ele nos entusiasma, mas também mostra que há muito trabalho. A jornada começou e vamos trabalhar para trazer benefícios a todos que constroem nosso Estado", afirmou. 

O presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo, ressaltou as novas demandas de desenvolvimento e articulação para que o Pacto pelo Pecém fosse retomado. A inclusão do Ceará no Pacto Global da ONU, a ascenção da agenda ESG e o Hub de Hidrogênio Verde são temas que ganharam importancia e precisam ser debatidas por Governo, Empresas e Sociedade.

Idealizador do Pacto pelo Pecém, Eudoro Santana, lembrou o histórico pelo desenvolvimento da região e do comprometimento em torno do desenvolvimento da região, do ponto de  vista econômico, social e ambiental. Ele ressaltou que as discussões sobre a região começaram 30 anos atrás, ainda na concepção do CIPP. O Pacto pelo Pecém representa uma oportunidade de aliar a jornada social e ambiental ao desenvolvimento econômico. 

O Pacto pelo Pecém teve início em 2011 e seguiu até 2014 com o objetivo de debater e estudar o Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Com as mudanças no cenário econômico do Estado, as discussões estão sendo resgatadas e ampliadas para um novo diagnóstico. A iniciativa busca o fortalecimento de uma governança compartilhada que permita enfrentar e superar os desafios que se colocam frente ao desenvolvimento do Complexo do Pecém, visando uma ocupação espacial sustentável.