Projeto Aproximar, da Aecipp, discute empregabilidade e mobilidade na região do Complexo do Pecém
30/08/2023

A Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp) realizou, nesta terça-feira (29), uma reunião do Projeto Aproximar, iniciativa que busca melhorar o acesso dos profissionais da região às oportunidades de trabalho junto às empresas do Complexo do Pecém. Foram debatidas empregabilidade na região e questões relacionadas à mobilidade urbana. A reunião teve representantes da Secretaria Estadual do Trabalho, Prefeituras e Câmaras de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, SINE IDT Pecém, IFCE, Sindimetal e Sintramonti. 

Segundo dados do SINE IDT Pecém, janeiro a junho, foram gerados 12579 vagas, com saldo de 1034 empregos na região, com destaque para a indústria. Dessas vagas, 57% foram obtidas por intermédio do SINE IDT. A instituição possui um site exclusivo para vagas na região do CIPP: www.vagaspecem.com. 

Representando o presidente Eduardo Amaral, o diretor-executivo da Aecipp, George Braga, ressaltou a importância do projeto para potencializar a empregabilidade na região. "Temos no Aproximar uma grande oportunidade de discutir soluções com intuito de garantir que os trabalhadores dos municípios do Complexo do Pecém ocupem os empregos. Isso representa um passo importante para garantir a sustentabilidade não apenas dos negócios, mas também da região. A ideia de espaços como esse é ampliar as possibilidades, unir forças e ter uma governança na oferta de vagas". A Aecipp tem parceria com instituições como IFCE, Instituto Centec, SENAI e IEL, IDT e Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ). 

A gerente da unidade do Sine IDT Pecém, Ana Paula Viana, destacou o trabalho do órgão junto às empresas e municípios para estreitar as relações e ampliar possibilidades. Em 2023, o SINE IDT Pecém realizou 15916 atendimentos de janeiro a julho, com mais de 10700 encaminhamentos e 1973 inseridos no mercado de trabalho. Na primeira quinzena de agosto, o Sine ultrapassou os 2000 colocados no mercado. 

A líder do Fórum de Recursos Humanos, Gisele Sestren, destacou o esforço realizado pelas empresas associadas para mapear as oportunidades na região. "Realizamos um trabalho conjunto a fim de entender qual tipo de mão de obra as companhias necessitam para o atual momento, a fim de unir forças com o SINE e municípios para atender a população da região". 

Ao final da reunião, os participantes discutiram questões relacionadas ao transporte de trabalhadores e estudantes (estagiários, bolsistas e menores aprendizes) para as empresas do CIPP. 

O projeto Aproximar reúne em um mesmo ambiente o poder público dos municípios do Complexo do Pecém, poder privado, através dos representantes das empresas, Secretaria de Trabalho do Ceará, Sine/IDT, IFCE e membros da sociedade, representados por sindicatos. Dessa forma, são realizadas uma série de ações para facilitar o acesso dessas pessoas às oportunidades de trabalho ofertadas pelas empresas do Complexo. Dentre elas estão a criação de Banco de Currículos da AECIPP; a disponibilização de Sala de Acolhimento para preparação de currículo e cadastro no site da associação; e a realização de oficinas de capacitação que abordarão temas como mercado de trabalho, perfil solicitado pelas empresas, entrevista de emprego, postura profissional, marketing pessoal e dicas para a elaboração do currículo.